Tudo começou em Agosto com um presente de aniversário antecipado do meu namorido. Ele me deu o processo para tirar a habilitação todo quitado em uma auto escola aqui da cidade. No início eu fiquei bem eufórica pois sempre quis dirigir e nunca sobrava grana para iniciar o processo, mas depois eu fiquei bastante ansiosa - ansiedade essa que só terminou na aprovação na prova prática (ontem 05/11).
Para quem não sabe esse processo consiste em etapas: o exame médico e psicológico; exame teórico e o exame prático.
O exame médico e psicológico são bem simples. No exame médico, eles analisam sua capacidade visual, força, equilíbrio, capacidade de distinguir cores - do semáforo para garantir que não é daltónico - e outras coisinhas básicas. No exame psicológico, a psicóloga - pelo que eu pude perceber - analisa se você não tem algum trauma, desequilíbrio emocional, capacidade de concentração e percepção.
Já o exame teórico requer um pouco mais de dedicação. Foram 17 hora/aula de conteúdo com uma instrutora sobre legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e meio ambiente. Muitas pessoas apenas passam por esse exame, mas eu aconselharia a prestar o máximo de atenção pois isso pode te ajudar no exame prático e certamente te ajudará no dia-a-dia na rua.
Se você vai tirar a Habilitação, para te ajudar na prova teórica, vou colocar o link de alguns simulados online que, além das aulas, me ajudaram a me preparar.
Agora para a prova prática, você se prepara com um instrutor nas vias urbanas por no mínimo 20 aulas - caso se na sua cidade tiver o simulador acredito que acrescenta mais seis aulas. O carro para as aulas é adaptado, ou seja, você como motorista tem todos os pedais do carro e no banco do carona, seu instrutor tem os pedais do freio e embreagem. Essa foi a parte mais gostosa e tensa para mim. E quando chega a hora do exame não tem muito o que fazer além de manter a calma, se concentrar bastante e torcer para sair com um examinador que não seja estressado...rs.
Bom, espero que esse post possa te ajudado a matar a curiosidade de quem ainda não tirou a primeira habilitação. Se tiver alguma dúvida é só postar nos comentários.
Um grande abraço e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário