quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Como controlar sua vida financeira?

Em tempos de crise econômica o preço de tuuuudo fica muito alto e mais do que nunca é necessário ter um controle maior dos gastos e economizar um pouquinho se possível. Não estou dizendo que agora deve viver a pão e água, mas alguns gastos dá para contornar com opções alternativas. Então vamos dar algumas dicas:

Primeiro crie uma planilha de controle financeiro.


PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO

Estruture em um caderno, no computador ou em algum dispositivo eletrônico um demonstrativo de tudo o que recebeu (receita) e tudo o que está previsto para gastar (despesas). Assim será possível planejar investimentos sem afetar as contas e ficar no vermelho. Logo abaixo tem dois sites que disponibilizam planilhas simples para download grátis. É só clicar na legenda da foto para ser redirecionado.
http://morandosozinha.com.br/nova-planilha-de-controle-financeiro/
Morando Sozinha
http://comprandomeuape.com.br/2014/12/planilha-para-controlar-financas-pessoais.html
Comprando Meu Apê

Essa planilha deve ser atualizada e analisada sempre que possível. E para facilitar o controle de gastos no dia-a-dia e não se esquecer do valor de um lanche que você comprou na rua por exemplo, existem vários aplicativos para tabletes e smartphones disponíveis para baixar gratuitamente.


CONTROLE DOS GASTOS DIÁRIOS

Para quem usa dispositivos com o sistema android, existe um grande número de aplicativos para te auxiliar neste controle. É só acessar a loja virtual do Google Play e baixar.


Além desse controle diário, guarde em uma pasta todos os seus demonstrativos financeiros de cada mês pois, assim, você poderá comparar e analisar quais serviços foram realmente necessários e quais eram supérfluos. Por exemplo, sair para comer fora todos os fins de semana. Você pode criar alternativas bem atraentes em casa mesmo, é só se aventurar um pouquinho na cozinha e economizar bastante. Se quiser algumas dicas de receitas fáceis é só clicar aqui

Ah, e não se esqueça de dar um destino para a grana que sobrar. 


POUPANÇA

É claro que a gente vai gastar um tiquinho do que sobrar depois de pagar todas as contas, mas estipule uma quantia para sua poupança. Muitas vezes, gastos imprevisíveis surgem e ter o dinheiro para pagar a vista pode reduzir no valor total do produto ou serviço. E essa dica vale também para comprar algo já planejado. Pesquise o valor da aquisição e guarde um tanto X por mês na poupança para aquele fim, assim você não vai cair na tentação de gastá-lo em outra coisa.



E por fim, pesquise sobre o assunto sempre que puder. Existem vários sites e cursos online para auxiliar na sua organização financeira. O que não dá é ficar no vermelho e dizer que não sabe para onde foi o dinheiro. 

Lembre-se que pequenas mudanças geram grandes resultados!!!

Espero que esse post possa ter ajudado um pouquinho!
Um grande abraço e até a próxima.


 Nossas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário