quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1° desejo realizado: a tal da CNH!

Aaaah, é tanta felicidade que não cabe em mim. Consegui realizar o primeiro item da minha lista de desejos: tirar a CNH (Carteira de Habilitação Nacional). Mas para embalar essa conversa, vou colocar uma trilha sonora para gente curtir.





Tudo começou em Agosto com um presente de aniversário antecipado do meu namorido. Ele me deu o processo para tirar a habilitação todo quitado em uma auto escola aqui da cidade. No início eu fiquei bem eufórica pois sempre quis dirigir e nunca sobrava grana para iniciar o processo, mas depois eu fiquei bastante ansiosa - ansiedade essa que só terminou na aprovação na prova prática (ontem 05/11).

Para quem não sabe esse processo consiste em etapas: o exame médico e psicológico; exame teórico e o exame prático. 

O exame médico e psicológico são bem simples. No exame médico, eles analisam sua capacidade visual, força, equilíbrio, capacidade de distinguir cores - do semáforo para garantir que não é daltónico - e outras coisinhas básicas. No exame psicológico, a psicóloga - pelo que eu pude perceber - analisa se você não tem algum trauma, desequilíbrio emocional, capacidade de concentração e percepção.

Já o exame teórico requer um pouco mais de dedicação. Foram 17 hora/aula de conteúdo com uma instrutora sobre legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e meio ambiente. Muitas pessoas apenas passam por esse exame, mas eu aconselharia a prestar o máximo de atenção pois isso pode te ajudar no exame prático e certamente te ajudará no dia-a-dia na rua. 
Se você vai tirar a Habilitação, para te ajudar na prova teórica, vou colocar o link de alguns simulados online que, além das aulas, me ajudaram a me preparar.


Agora para a prova prática, você se prepara com um instrutor nas vias urbanas por no mínimo 20 aulas - caso se na sua cidade tiver o simulador acredito que acrescenta mais seis aulas. O carro para as aulas é adaptado, ou seja, você como motorista tem todos os pedais do carro e no banco do carona, seu instrutor tem os pedais do freio e embreagem. Essa foi a parte mais gostosa e tensa para mim. E quando chega a hora do exame não tem muito o que fazer além de manter a calma, se concentrar bastante e torcer para sair com um examinador que não seja estressado...rs.

Bom, espero que esse post possa te ajudado a matar a curiosidade de quem ainda não tirou a primeira habilitação. Se tiver alguma dúvida é só postar nos comentários.

Um grande abraço e até a próxima.


Nossas redes sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário